Duas rádios em primeiro lugar. Empate técnico é registrado em João Pessoa, capital da Paraíba

A concorrência por audiência das emissoras FM em João Pessoa vive uma das disputas mais acirradas do Brasil. Na cidade há dois grupos de comunicação com tradição em bons resultados nas pesquisas anuais realizadas pela Kantar IBOPE Media. São eles: o Sistema Correio de Comunicação, detentor, entre outras, de duas emissoras competitivas (Correio e Mix FM) e o Sistema Arapuan de comunicação, detentor, entre outras, de mais duas emissoras competitivas (Arapuan e Sucesso FM). Além dessas, o mercado pessoense apresenta ainda outras concorrentes de peso mas que ainda não se firmaram nas disputas, a exemplo de Clube e Norte FM, que emprestam seus nomes a duas faixas instáveis na capital paraibana (faixas que já pertenceram a outras rádios e, por falta de continuidade, não conseguiram ainda se estabilizar), além de emissoras segmentadas (all news, adulta, gospel, etc).

As quatro principais emissoras até o ano de 2025 brigam quase literalmente por posições, sendo que por onze anos consecutivos a Correio FM sustentou o primeiro lugar, até perdê-lo em 2022 para a Sucesso FM. Em 2023 a Sucesso repetiu o feito e se manteve no primeiro lugar geral, sempre seguida de perto pela correio FM. Até que em 2024 houve o resultado mais inusitado de todos os tempos: um literal empate técnico entre as duas primeiras. De acordo com a pesquisa realizada no primeiro semestre daquele ano, a Correio FM obteve o primeiro lugar geral, mas com números praticamente iguais à Sucesso FM. Em percentual não há distância entre as duas emissoras e, para completar o equilíbrio, ao extrair os números exclusivamente dos dias úteis (segunda a sexta-feira), a Sucesso lidera, sendo que no sábado e no domingo a emissora desce ao quinto lugar enquanto a Correio assume a ponta, fazendo com que no agregado geral (domingo a domingo) a emissora alcance o primeiro lugar com a diferença ínfima de 16 ouvintes (isso mesmo, dezesseis ouvintes), um virtual empate que enlouqueceu o mercado.

Como resultado dessas peculiaridades, as duas rádios se declaram líderes de audiência e, com apetite voraz, Sistema Correio e Sistema Arapuan brigam a tapa por cada ouvinte numa das disputas mais equilibradas por audiência em todo o Brasil. Os ouvintes de João Pessoa são os que ganham com a briga, que faz as rádios investirem em promoção e qualidade de programação. Para piorar o quadro de disputa, a pesquisa que só acontece uma vez por ano, atrasou em 2025 e deixou os ânimos acirrados por mais tempo e provocando a ansiedade de profissionais e ouvintes do rádio na Paraíba. E claro, a curiosidade, afinal... Qual é a rádio mais ouvida de João Pessoa?

Você conhece disputa equilibrada assim em outro lugar?

Categoria:

Deixe seu Comentário